Quem somos

A Associação de Arte, Cultura e Esporte de Ribeirão Preto (AACE) é uma associação civil, sem fins lucrativos, fundada há 13 anos pelo empresário Basileu Alves Oliveira.
Da sua veia social surgiu o projeto “Mandacaru”, em parceria com o Sindicato dos Energéticos do Estado de São Paulo (SINERGIA), localizado em uma grande área verde, na parte leste da cidade de Ribeirão Preto.
Em 2007, com o patrocínio da Petrobrás, o Projeto Mandacaru montou uma equipe multidisciplinar, com vários profissionais das áreas de pedagogia, psicologia, educação física, entre outros, passando a capacitar jovens e adolescentes através de ações esportivas (futebol), conscientização ambiental, oficinas culturais, inclusão digital e promoção da saúde.
Atualmente, a entidade tem a maior parte das suas atividades realizadas por meio de programas de incentivo tanto a cultura quanto ao esporte.
Na área artística, o destaque é o projeto Dança Bacana, que já chega ao segundo ano de execução. Com aulas de Balé e Danças Urbanas, o programa visa o oferecimento de atividades culturais gratuitas para crianças e adolescentes de Ribeirão Preto e Leme. Por se tratar de um projeto de continuidade, a AACE prevê o oferecimento de uma formação artística integral aos participantes, apresentando não só a dança, mas também outras manifestações.
Na área esportiva, o Bola Bacana ganha destaque. O programa é realizado em diversas cidades do interior do Estado de São Paulo, já tendo beneficiado mais de 1000 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
O objetivo das ações da AACE são democratizar o acesso ao esporte e a cultura, fazendo com que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social não sejam impedidos de aflorarem seus talentos tanto no esporte quanto na cultura.