A metodologia usada na prática do torneio foi adaptada do Futebol 3 Tempos para a modalidade de basquete

No mês de maio, os alunos do “Bola Bacana – Lins 2016” disputam um campeonato interno, baseado na metodologia do Futebol 3 Tempos. Esse método é uma prática desportiva e pedagógica, que visa usar o esporte como estratégia para gerar processos comunitários de transformação, além de desenvolver respeito, cooperação e solidariedade.

O campeonato, que está voltado ao basquete, é fragmentado em três etapas: a roda de debate inicial, o jogo e a roda de discussão final. Na primeira, são estabelecidas as regras do jogo pelos próprios alunos. A segunda é o instante em que a bola rola, sem a presença de um árbitro, ficando o professor como mediador durante todo o jogo. Já na última etapa, os alunos debatem e exibem suas opiniões sobre os acontecimentos do jogo.

Os participantes da atividade, dessa forma, conseguem praticar seu direito à democracia, cidadania, e consequentemente desenvolver a convivência em sociedade.

Sobre o projeto

O programa oferece aulas gratuitas de basquete, handebol, futsal e vôlei, para crianças e adolescentes da rede pública de ensino em Lins.

O “Bola Bacana” é iniciativa da Associação de Arte, Cultura e Esporte (AACE), patrocinada por meio da renúncia fiscal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da Usina Lins, prevista pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte da SELJ (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude). O projeto também conta com o apoio da Prefeitura de Lins e SEMEL.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *